quarta-feira, 3 de junho de 2009

Sobe e desce em Hollywood

Casa Jolie-Pitt é um dos mais rentáveis do cinema


O panteão dos astros e estrelas de Hollywood existe desde que o cinema ganhou o status de glamour e poder, ou seja, desde sempre. Então, é comum ver endeusados os atores e atrizes que se consagram em determinada época da carreirarandes nomes do cinema já foram imortalizados como Marlon Brando, Judy Garland, Audrey Hepburn, Meryl Streep e Jack Nicholson, entre outros em suas diversas épocas.

Atualmente, Hollywood luta para manter seus mitos em ascensão, numa época não muito diferente do começo do cinema, mas com uma liberdade muito maior no acesso às estrelas e aos seus escândalos. Os donos da bola do cinema atual precisam equilibrar uma carreira sólida, sustentada pelo talento, com uma vida social invejável e tranqüila.

Enquanto uns sobem… Hoje, esse exemplo pode ser dado com o casal Angelina Jolie e Brad Pitt. Talentosos, bonitos e influentes, o casal desperta a inveja daqueles que querem o molde perfeito de vida. Além do sucesso comercial, alternando filmes de entretenimento com dramas mais intimistas, eles ainda agregam os valores familiares e as causas humanitárias em suas personalidades.

Robert Downey Jr., o mais novo re-galã (se é que isso existe!) de Hollywood passou por poucas e boas na sua carreira e vida pessoal. O ator teve problemas com drogas e pendências na justiça durante a década de 90. Após uma longa reabilitação, Downey Jr. se reergueu no cinema e hoje é tido como exemplo de superação. Conseguiu notoriedade por ´Boa Noite e Boa Sorte´ e ´Zodíaco´, mas foi como um improvável ´Homem de Ferro´ e seu Tony Stark que conseguiu sua posição de volta.

Entre os astros contemplados no céu do cinema americano ainda estão Will Smith, Kate Winslet, Cate Blanchett, Reese Witherspoon (considerada a atriz mais querida pelos americanos pelo People´s Choice Awards), Shia LaBeouf, Matt Damon e George Clooney.

Outros descem…
Já a atriz Nicole Kidman parece enfrentar uma praga incessante em sua carreira. Seus filmes mais recentes foram considerados fracassos de público e/ou crítica, alguns sendo até embaraçosos, como ´Reencarnação´ (2004) e ´Invasores´ (2007). A ganhadora do Oscar por ´As Horas´ já declarou que pode se afastar das telas e já foi listada no hall dos artistas menos lucrativas do cinema na revista Forbes.

Outro que enfrenta certa turbulência com filmes pouco notáveis é Nicolas Cage. O ator já foi indicado ao Oscar duas vezes por sua interpretação, mas ultimamente também só tem estrelado fracassos como ´O Vidente´ (2007) e ´Perigo em Bangkok´ (2008). ´A Lenda do Tesouro Perdido´ foi um relativo sucesso, a ponto de ganhar uma continuação inferior. E assim ainda é com Halle Berry, Ben Affleck e alguns outros atores.

Ser um nome de Hollywood custa caro. Muito caro. Se manter em ascensão requer um trabalho que vai além das telas, sobretudo com o avanço nas comunicações e a internet à disposição com informações atualizadas sobre as personalidades. O que faz um bom ator? Suas escolhas ou seu talento? Pode um ator sozinho segurar um filme, mesmo tendo um roteiro desleixado e uma direção insegura? Questões que nunca saberemos ao certo, mas que nos deixam com a curiosidade de conhecer os bastidores do cinema cada vez mais a fundo.

Nenhum comentário:

Brasil

Brasil
Meu Brasil

Estados Unidos da América.

Estados Unidos da América.
USA do Brad