quarta-feira, 1 de julho de 2009

Retrato falado de Brad Pitt testa novo software da PF

Retrato falado de Brad Pitt (esq.) é visto ao lado de fotografia do ator (dir.)


A partir do novo software lançado pela Polícia Federal (PF), capaz de elaborar retratos falados de alta resolução, o papiloscopista Carlos Eduardo Moreira da Silva fez a pedido do Terra a projeção do rosto de um artista famoso, o ator Brad Pitt.
O trabalho de projeção foi feito em apenas 15 minutos de conversa entre a repórter e o especialista. Silva afirmou, no entanto, que o retrato falado geralmente é feito em até seis horas, para que se obtenha resultados mais exatos.
O especialista explicou que, quanto mais tempo se usar para trabalhar a imagem, maiores as possibilidades de se chegar a um rosto bem parecido com o do ator. Silva explicou que o sucesso nesse tipo de operação está também ligado à capacidade da vítima em descrever um rosto.
O processo inicia com a vítima (neste caso, a repórter) fazendo a escolha entre 29 páginas com diferentes formatos de rosto - a ideia é se aproximar daquele que mais pareça com o do criminoso (neste caso, Brad Pitt). Depois, o olho, o nariz e a boca são escolhidos. Há cerca de 350 formatos para cada um dos elementos.
O especialista parte, então, para a equalização de tons das diversas partes do rosto escolhidas. A idéia é uniformizar a cor do rosto usando um instrumento no estilo "paint brush". Em seguida, são inseridas rugas, marcas, barba, etc.
HorusA ferramenta Horus permite que o agente policial disponha de inúmeras informações que o auxiliam a reproduzir um retrato falado de forma eficaz. O novo sistema conta com imagens coloridas de alta resolução e pode ser manuseado com o mouse de forma simples. Além disso, o sistema possui camadas para equalização de tons de pele, ferramenta considerada fundamental pelos papiloscopistas da PF já que o Brasil apresenta uma imensa variedade racial.
O projeto Horus também possui uma ferramenta avançada para a reprodução de rugas e marcas, tendo a capacidade de projetar, a partir de uma imagem original, o mesmo rosto envelhecido. O sistema ainda pode projetar uma infinidade de disfarces para facilitar o reconhecimento como barbas, bigodes, piercings, manchas, óculos, etc.

Não querendo contrariar, mas de Brad Pitt, aquele cara não tem nada né . Filhote de Deus Me Livre com Cruz Credo. kkk

Nenhum comentário:

Brasil

Brasil
Meu Brasil

Estados Unidos da América.

Estados Unidos da América.
USA do Brad